quarta-feira, 24 de junho de 2015

Testes do foguete

Nessa segunda (22/06/15) realizamos o teste que define em qual bateria estaremos no dia da competição. Nosso resultado foi: 2,87s /6.62s /10,78s. Portanto já que estamos com o melhor tempo até agora(o teste ainda não foi realizado em todas os segundos) é provável que estaremos na última bateria.

As grandezas físicas no foguete


  • Pressão: Quando puxamos o fio da trava é a pressão que faz o foguete subir
  • Diâmetro: Nós usamos o diâmetro para recortar o paraquedas do modo certo
  • Raio: Para cortar o barbante de um modo que ele não fique muito grande nem muito pequeno nós colocamos uma ponta do barbante em um extremidade e a outra ponta até o meio do paraquedas.

sábado, 20 de junho de 2015

Konstantin Tsiolkovsky e Hermann Oberth

Konstantin Tsiolkovsky foi um cientista russo que escreveu e publicou o primeiro estudo acadêmico sobre foguetes (A exploração do espaço cósmico por meio de dispositivos de reação) em 1903. Ele também foi o primeiro a calcular que a velocidade de escape ( velocidade necessária para "libertar-se" de um campo gravitacional) da Terra para órbita era de 8 km/segundo e que para atingir esta, era necessário um foguete de múltiplos estágios utilizando oxigênio liquido e hidrogênio liquido como propelentes. Durante a sua vida ele publicou mais de 500 obras sobre viagens espaciais e outros assuntos relacionados, inclusive histórias de ficção científica . Entre as suas obras encontram-se esquemas para foguetes com múltiplos estágios, estações espaciais e sistemas biológicos de ciclo fechado para fornecer comida e oxigénio a colónias no espaço.

Hermann Oberth foi um cientista alemão que desde os 11 anos de idade se interessou por exploração espacial. Em 1929, Oberth conduziu um teste estático do seu primeiro motor de foguete movido a combustível líquido, batizado por ele como: Kegeldüse. Já em 1953, Oberth publicou o seu livro Menschen im Weltraum (Homem no espaço), no qual ele descreveu suas ideias para telescópios refletores espaciais, estações espaciais, espaçonaves alimentadas por eletricidade e trajes especiais.Oberth, eventualmente veio a trabalhar para o seu antigo aluno, Wernher von Braun, que estava desenvolvendo foguetes para a NASA em Huntsville , Alabama. Entre 1955 e 1958, ele contribuiu no projeto do satélite Explorer I. Oberth se aposentou em 1962 aos 68 anos. Em Julho de 1969, Oberth retornou aos Estados Unidos para presenciar o lançamento do foguete Saturno V do Projeto Apollo do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida, levando a tripulação da Apollo 11 para a primeira missão de pouso na Lua. Oberth morreu em Nuremberg, Alemanha Ocidental, em 28 de dezembro de 1989, logo após a queda do Muro de Berlim